Rádio multiplataformas tem mais espaço no combate às fake news

Para criador do Portal TudoRádio, os veículos que ocupam outras plataformas têm mais oportunidades para disseminar a notícia correta

Confiança é uma das palavras que define o rádio. Em diversas pesquisas, o veículo é apontado como um dos mais transparentes pela população. Um estudo recente da Kantar Ibope Media, divulgado pelo Portal TudoRádio, mostra que a credibilidade do meio cresceu 43% neste ano, que ele é ouvido por 80% da população, sendo que 10% consome pela internet.

Conforme o diretor geral do TudoRádio, Daniel Starck, a credibilidade do veículo é criada por meio da linguagem que a emissora transmite para o ouvinte. Ou seja, o comunicador dialoga com a sua audiência, criando uma espécie de vínculo com o passar do tempo.

Quando o veículo está presente em outras plataformas, como redes sociais e portais de notícia, essa credibilidade é transferida para essas mídias. Desta forma, qualquer informação que é transmitida ou postada pela emissora é considerada confiável pela audiência, pois ela entende que se é dá rádio possui credibilidade.

Para o combate às fake news, Starck explica que é importante o rádio atual ser multiplataformas para que a interrupção de uma informação incorreta ocorra de forma mais ágil e abrangente.  Com isso, o impacto das notícias falsas pode atingir uma quantidade inferior de pessoas.

Radio
Diretor geral do TudoRádio, Daniel Starck/Foto: Arquivo Pessoal

Devido a sua confiabilidade, a partir do momento em que a informação correta é colocada no ar, a vida de muitas pessoas é impactada. Starck relembra ainda sobre o papel do veículo em informar a população em períodos difíceis, como, por exemplo, durante a pandemia, onde milhares de notícias falsas foram espalhadas pela internet.

Neste período, o número de notícias falsas aumentou consideravelmente nas redes sociais. De acordo com uma pesquisa do Instituto Reuters, 40% dos brasileiros disseram ter recebido informações que não eram verdadeiras por meio de um aplicativo de mensagens. O estudo, que foi realizado em oito países, ainda apontou que os brasileiros foram os que mais usaram plataformas digitais no último ano.

“O rádio tem desempenhado papel muito importante. Essa agilidade, aliada com a confiança que ele tem com a população, torna ele um meio oficial para o combate às notícias falsas. E tem mais um detalhe: não só pela transmissão via áudio que é muito efetiva, mas a atuação multiplataforma de emissoras de rádio tem ajudado bastante na luta e no combate contra as informações incorretas”, destaca Starck.

O Portal TudoRadio divulga panoramas e estudos que mostram a confiabilidade do veículo no Brasil e em outros países. Para Starck, o meio é um dos mais confiáveis em praticamente todo o mundo. “Temos que aprimorar formas de entrega de notícias corretas justamente para quebrar as correntes das notícias falsas. Não depende só do rádio essa disseminação de notícias corretas, porque a notícia falsa ocorre principalmente pela internet”, explica.

Por isso, o trabalho do rádio no combate às notícias falsas é extremamente importante. Starck enfatiza que o veículo deve orientar a população a encontrar as notícias corretas e sugerir plataformas confiáveis. “A atuação via áudio, que já é um canhão, é muito forte. A atuação multiplataforma amplia a atuação da rádio e faz entregas diferentes de conteúdos relacionados a ela”. Ele esclarece que se a emissora atua na internet, onde o conteúdo é disseminado, as chances de combate são maiores.

“Nós temos duas vantagens. Além de estarmos na internet onde a maioria dessas informações incorretas são passadas e viralizam, nós também temos o áudio que está nos dispositivos, como smartphones. Se você tem um portal, trabalha com conteúdo de notícias, fica até mais fácil jogar o link de uma matéria, seja um podcast ou áudio de um programa desmentindo essa informação, pra também colocar nas redes e auxiliar nesse combate de notícias incorretas”, disse.

Rede de apoio

Para aumentar ainda mais a credibilidade da emissora, veículos de comunicação de uma determinada cidade ou região podem trabalhar em equipe no combate às fake News. Starck orienta criar uma rede de emissoras, com veículos até distintos, para iniciar um trabalho de checagem. “Isso vira tanto uma marca, que as pessoas buscam até pelo nome do programa para rebater uma informação incorreta”.

O diretor do TudoRádio sugere ainda colocar esse conteúdo como informação para a audiência da emissora, para que ela saiba que a rádio também é um canal para desmentir notícias falsas e repassar as verdadeiras. “Isso, com certeza, vai ajudar também as emissoras de rádio a manter sua credibilidade alta”, finaliza.

 

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