Podcast Contos das Gerais: conheça Serra da Saudade, a menor cidade do Brasil em população

Serra da Saudade é um município localizado na região Centro-Oeste de Minas Gerais. Sua população estimada para 1 de julho de 2020 era de 776 habitantes, sendo assim o município menos populoso do Brasil.

A cidade é cortada pelo Rio Indaiá, um dos principais afluentes do Rio São Francisco, e possui como patrimônios culturais como a Antiga Estação da Barra do Funchal localizada próximo ao Rio Indaiá, Os Túneis, distantes há 4 km da cidade e a Antiga Estação Melo Viana localizada no centro da cidade, ambos desativados há muito tempo, são tombados e são componentes da história de Serra da Saudade.

Serra da Saudade possui dois bairros: o São Geraldo e o Centro. O município também conta uma Escola Municipal, um posto de saúde, um parque de exposições de feiras e eventos, uma creche, uma academia, uma praça de esportes, um ginásio poliesportivo, além de disponibilizar internet Wi-Fi em praças de lazer gratuito para a população. A cidade foi emancipada no ano de 1963 do município de Dores do Indaiá e, desde então, mantém o ar de cidade interiorana. A Festa do Peão e a Festa de Nossa Senhora do Rosário são os eventos mais conhecidos da cidade e da região.

Foto: Prefeitura de Serra da Saudade/Reprodução

Nas eleições de 2014, Serra da Saudade registrou 697 votos válidos, para um total de 822 habitantes.

luísa sonza

Anexos para downloads:

%d blogueiros gostam disto: