Dentre as universidades, uma está localizada em Minas Gerais e conquista outras duas importantes posições
O Brasil possui sete universidades entre as dez melhores da América Latina, sendo uma localizada em Minas Gerais. O levantamento foi feito pela Times Higher Education.
Dentre os parâmetros avaliados, estão ambientes de ensino, pesquisas realizadas, perspectivas internacionais, renda gerada com pesquisas e tecnologia desenvolvida dentro do campus e citações em produção científica.
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aparece na quinta colocação no ranking que avalia as instituições da América Latina. Além disso, a instituição assume a primeira posição como melhor universidade federal do Brasil e a terceira no quesito melhor universidade do país.
A primeira da América Latina continua sendo a Pontifícia Universidade Católica do Chile. Em segundo, assume a Universidade de São Paulo (USP) e, em terceiro, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Além disso, aparecem entre as dez melhores universidades da América Latina, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O Brasil predomina entre as universidades latino-americanas há quatro anos. Entre as 100 primeiras, 46 são universidades do país.
- Leia também: Chamada pública pretende beneficiar pesquisas voltadas para área de fármacos e biofármacos