Delfinópolis é uma cidade localizada a cerca de 400 Km de Belo Horizonte e está situada na região Sul de Minas Gerais. O município possui área de 1.378 km² e 7.146 habitantes, conforme o IBGE de 2021.
No século XIX, Violanta Luzia de São José doou 288 hectares de terra para a construção da capela do Divino Espírito Santo. A partir daí, começou a se formar um núcleo chamado Povoado Espírito Santo da Forquilha. Em 1919, em homenagem ao governador do Estado, Delfim Moreira da Costa Ribeiro, a cidade recebeu o nome de Delfinópolis.
Com a implementação do turismo, a chegada do asfalto e as facilidades de deslocamento para cidades como Passos, Franca e Ribeirão Preto, a cidade passou por significativas modificações nos aspectos cultural, social e político, atraindo muitos turistas para o Porto da Praia Vermelha.
Nas atividades agrícolas, destacam-se: milho, café, cana-de-açúcar, banana, arroz, feijão. Na pecuária: leite e seus derivados, gado de corte e suinocultura. Merece destaque o desenvolvimento do setor turístico.
O município faz parte do circuito turístico Nascentes das Gerais e tem como principal atração turística o Complexo do Claro, um conjunto de cachoeiras localizadas próximas ao centro da cidade.
Com informações do IBGE e da Prefeitura de Delfinópolis