imageminovamidia

0

Dias

0

Horas

0

Minutos

0

Segundos

Podcast Contos das Gerais: conheça Governador Valadares, a cidade do dólar

Bem-vindos à Governador Valadares, cidade localizada a 315 km de Belo Horizonte, situada no Vale do Rio Doce. O município conta com 2.342,325 km² e tem uma população estimada em 282.164 habitantes, conforme o IBGE de 2021.

História

No século XIX, a região do Vale do Rio Doce foi repartida em Divisões Militares como estratégia de guerra ofensiva aos índios Botocudos. As tarefas principais dos quartéis eram ocupar o território, causando a expulsão das tribos no local para gerar proteção aos colonos e garantir a navegação e o comércio no Rio Doce. Por meio desta história, que surgiu a localidade que, mais tarde, deu origem ao distrito de Figueira, atual Governador Valadares.

O registro da primeira ocupação do território foi em Baguari, onde foi instalado um quartel. Em 1818, um segundo quartel foi levantado poucos quilômetros abaixo, com o nome de Dom Manoel. No perímetro do quartel funcionou o Porto de Canoas, que atendia ao serviço militar e a um pequeno comércio. O lugar recebeu a denominação de Figueira desde os primeiros tempos.

Em 1907, foi inaugurada a estação ferroviária da Estrada de Ferro Vitória-Diamantina (Vitória-Minas), na localidade de Derribadinha, às margens do Rio Doce, perto do povoado de Figueira. Em torno da estação, formou-se um vilarejo onde se instalaram fornecedores da estrada de ferro e um pequeno movimento comercial.

Contudo, três anos depois, veio a construção da ponte sobre o Rio Doce e a inauguração da estação de Figueira. Com isso, todo o fluxo dinâmico se transferiu para a posição desta vila como armazém comercial da região. Com a estrada de ferro, chegaram os comerciantes e expandiram-se as plantações de café e a extração da madeireira de lei.

Em 1935, se criou o Partido Emancipador de Figueira, ele lutava pela emancipação de Figueira. Já em 1937, o município de Figueira foi criado, pelo desmembrado de Peçanha, por ato do governador Benedito Valadares e em 1938, a cidade passou a se chamar Governador Valadares. O apelido “cidade do dólar” se deu pelo seu povo ter o costume de viajar para os Estados Unidos.

Turismo

Então meu caro viajante, a primeira dica de turismo é largue o ônibus e o carro para fazer uma bela viagem de trem, que a Vale oferece. As viagens são diárias e disponíveis para todas as pessoas. Com ela, você irá desfrutar de uma paisagem linda pelo caminho, além de ser muito confortável, ele oferece uma lanchonete e diversos filmes para você se distrair.

Ao chegar na cidade, você poderá conhecer o Centro Cultural Nelson Mandela, que foi inaugurado em 1942, como uma Cadeia Pública. Ela foi projetada para abrigar 40 presidiários e encerrou suas atividades carcerárias em 1997. O centro abriga hoje em dia um telecentro comunitário, a Academia Valadarense de Letras e a Biblioteca Municipal Professor Paulo Zappi. O município ainda oferece o viveiro de mudas, que é o Instituto Estadual de Florestas. Nela você verá diversas plantas e flores que são preservadas pelo instituto. Ainda você pode visitar o shopping de Governador Valadares, para se refrescar, desfrutar da comida na praça de alimentação e até ver um filme no cinema. Além de comprar umas lembrancinhas para a família.

Já para os aventureiros de plantão, Governador Valadares tem o pico do ibituruna, que é uma majestosa pedra negra encravada por onde serpenteia o caudaloso rio Doce. Sua altitude é de 1.123m do nível do mar.  O local oferece aos praticantes de esportes radicais um espaço ideal para suas aventuras como salto de paraquedas, asas deltas e paragliders. Além do voo livre, o pico oferece também condições para outros esportes de emoção ou radicais, como rappel, escalada e trekking.

O município é contemplado ainda pela cachoeira véu de noiva. A cachoeira possui um charme irresistível, ela se apresenta como excelente opção para o turismo ecológico e a prática de esportes radicais. Com cerca de 35m, é ótima para a prática de rapel e escalada. Na corredeira que desce sobre as pedras, você pode realizar atividades recreacionais como: jogos, piqueniques, exposições ao sol e pescaria.

Caso não queira ir no véu de noiva, Governador Valadares tem ainda a Cachoeira do Porto, que é formada por pequenas queda d’água que se dividem pelas pedras, formando vários recantos. A água é transparente, com temperatura em torno de 20ºC, ótimo para se refrescar no verão. A paisagem é linda, pois o Rio Suaçuí Pequeno se encontra ali.

Agora para você se relaxar com um passeio, pode ir no parque municipal da cidade. Ele é uma ótima opção de lazer em meio a natureza. Além de ser um lugar propício a realização de pique nique e momentos de recreação com os filhos.

Calma que tem mais lugares para se conhecer meus caros turistas. Em Governador Valadares se tem a Ilha dos Araújos, que é uma ilha fluvial contornada pelo rio Doce. É a maior ilha natural do rio Doce e já era povoada desde o início dos anos 1960. Nela você pode desfrutar da beleza e conhecer a maior ilha de rio doce.

Por fim, ufa achei que não ia acabar, você pode visitar o Brejaúbas Park, que é um campo de escalada. Ele é um complexo esportivo que engloba escalada esportiva, tradicional, boulders e a prática de trilha de motocicleta. O local tem alimentação servida pela família. Camping com estrutura para cozinhar a própria comida e banheiros masculino e feminino. A pedra tem vias de 5º a 9º grau para se escalar.

Pesquisar