Painel no NAB Show 2025 destaca liderança do rádio AM/FM entre os meios com suporte publicitário

Las Vegas (EUA) – Fechamento do fórum desse sábado (05/04) também destacou o amplo alcance do rádio entre os norte-americanos

A presença do rádio AM/FM como principal meio de áudio com suporte publicitário foi um dos destaques da edição 2025 do NAB Show, realizada em Las Vegas (EUA). A afirmação foi reforçada por Pierre Bouvard, Chief Insights Officer da Cumulus Media/Westwood One Audio Active Group, durante o encerramento do Small and Medium Market Radio Forum, realizado no último sábado (5). O executivo apresentou uma série de dados que confirmam a força do meio junto ao público e ao mercado publicitário. O tudoradio.com cobre o congresso direto dos EUA, com os apoios da AMIRTBRLogic e da ASSERPE.

De acordo com a pesquisa “Share of Ear”, da Edison Research, o rádio AM/FM detém 69% do tempo de consumo de áudio com anúncios entre adultos com 18 anos ou mais, liderança absoluta entre os formatos analisados. Na sequência aparecem os podcasts (19%) e plataformas como Pandora, Spotify e SiriusXM, com fatias individuais de 5% ou menos.

“Se você quer alcançar os americanos no caminho até a compra, todas as estradas levam ao rádio AM/FM”, declarou Bouvard.

No ambiente automotivo, o domínio do meio é ainda mais expressivo: 86% do tempo de consumo de áudio com anúncios entre adultos também pertence ao AM/FM, o que reforça seu papel como veículo de massa em momentos de deslocamento e tomada de decisão.

Bouvard ainda comparou o crescimento dos podcasts à trajetória do FM nas décadas passadas, afirmando:

“O podcast é o novo FM”. Segundo ele, “nos anos 70, diziam que o FM era estranho e tocava músicas diferentes… Hoje, 90% da escuta de rádio é via FM, e o podcast segue esse mesmo caminho”.

Outro dado relevante apresentado mostra que o rádio AM/FM tem o maior alcance mensal entre pessoas de 25 a 54 anos, com 88%, à frente da TV linear (73%), Facebook (65%), podcasts (64%), YouTube (58%) e Instagram (49%).

Entre os jovens de 18 a 34 anos, o rádio também lidera, com 80% de alcance mensal, superando os podcasts (68%), YouTube (60%) e TV (59%).

Bouvard também destacou a complementaridade do rádio em planos de mídia digitais, apontando que o meio consegue alcançar públicos que redes sociais como Facebook, Instagram e TikTok não atingem com a mesma eficácia.

“O Arby’s tem as carnes. O rádio tem o alcance”, brincou o executivo, em referência ao slogan de uma rede de fast food americana.

Durante a apresentação, o especialista também compartilhou o conceito de eficácia publicitária defendido por Les Binet, considerado um dos principais nomes do marketing global. Segundo Binet, a publicidade eficaz é aquela que 

“torna a marca fácil de lembrar e de comprar, gera sentimentos positivos por meio de anúncios amplamente distribuídos que sejam interessantes e agradáveis, além de promoções direcionadas que o público considere úteis”.

A apresentação contou ainda com dados atualizados das medições da Nielsen, Edison Research (Infinite Dial) MRI Simmons, oferecendo uma visão abrangente do comportamento de consumo de áudio nos Estados Unidos. As informações reafirmam a força e o papel estratégico do rádio AM/FM no atual cenário midiático, sobretudo no que diz respeito à construção de marcas, alcance e influência em momentos de decisão de compra.


Bouvard durante sua fala, no fechamento do fórum deste sábado / crédito: tudoradio.com

Especial NAB Show 2025
cobertura especial do tudoradio.com no NAB Show 2025, que será realizado de 5 a 9 de abril no Las Vegas Convention Center, conta com a parceria da AMIRT (Associação Mineira de Rádio e Televisão)da BRLogic, empresa de tecnologia especializada em soluções digitais para emissoras de rádio, e também da ASSERPE (Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco).

Clique aqui para conferir todas as notícias relacionadas ao NAB Show 2025. A cobertura especial já acontece mesmo do evento, acompanhando as expectativas e preparativos, e seguirá após a feira, trazendo a repercussão dos principais temas debatidos no congresso.

*Informações: tudoradio.com

Pesquisar