Cidades Históricas de Minas realizam Congresso Internacional do Culto ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos

Evento destaca a tradição religiosa portuguesa enraizada em toda Minas Gerais, um dos cultos mais antigos de toda a cristandade

O Congresso Internacional do culto ao Bom Jesus de Matosinhos chega a sua segunda edição e, neste ano, será realizado no Brasil em dois Patrimônios Culturais da Humanidade, Ouro Preto e Congonhas, entre os dias 13 e 15 de setembro, de forma gratuita e aberta ao público.

Com o objetivo de estudar a importância, tradição e projetar a devoção ao Senhor do Bom Jesus de Matosinhos, o evento dedica atenção especial à relação entre Portugal e Brasil, a partir do culto ao Senhor Bom Jesus, nascida na cidade litorânea portuguesa de Matosinhos e adotada por mais de 30 cidades mineiras, sendo considerada uma das mais antigas tradições de toda a cristandade. Essa devoção tem origens antiquíssimas. Segundo uma lenda, ela nasceu quando uma imagem de Jesus crucificado foi encontrada em uma praia de Matosinhos, em Portugal, no ano de 124.

Palestras com especialistas nacionais e internacionais, visitas guiadas, missa no santuário do Bom Jesus durante o tradicional jubileu de Congonhas e exposição dedicada ao Senhor de Matosinhos, são algumas das atividades do Congresso. Uma comitiva portuguesa foi montada especialmente para participar dos eventos, contando com a presença e palestra do Secretário de Cultura e Turismo da cidade de Matosinhos, Portugal, Fernando Reis. Haverá, ainda, programação na cidade de Congonhas, no Santuário de Bom Jesus de Matosinhos – Patrimônio Cultural da Humanidade – no dia consagrado ao Senhor de Matosinhos, 14 de setembro.

O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, disse que “cerca de 30 cidades mineiras têm igrejas dedicadas ao Senhor de Matosinhos, como é o caso de Ouro Preto. Convidei a Câmara Municipal de Matosinhos, em Portugal, para trazer o Congresso e também chamar a atenção para a necessidade urgente de restauro da Igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos e São Miguel e Almas das Cabeças, templo da grande devoção ouro-pretana ao Senhor de Matosinhos. Contaremos também com a parceria da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais. Seu presidente é o prefeito de Itapecerica, Wirley Reis, cuja cidade tem uma capela consagrada ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos”.

Wirley Reis ressaltou a importância do Congresso, dizendo que “é muito relevante a união das nossas cidades e o intercâmbio cultural e de fé entre Portugal, Brasil e as cidades históricas de Minas Gerais, que têm uma forte veneração ao Bom Jesus de Matosinhos. Será um evento marcante para esse diálogo e para chamar atenção para o nosso patrimônio, a nossa cultura e fé”.

O Congresso é realizado pela Prefeitura de Ouro Preto, Câmara Municipal de Matosinhos (Portugal), Prefeitura de Congonhas e a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste aqui!

Para mais informações, acesse www.ouropreto.mg.gov.br ou acompanhe as redes sociais da Prefeitura de Ouro Preto.

Pesquisar