A expectativa da pasta é que a partir de janeiro de 2021 comece a campanha de imunização
Em reunião virtual realizada nessa terça-feira (20), o governador Romeu Zema e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, conversaram a respeito da vacina contra o coronavírus. Além deles e dos demais governadores, o debate também contou com Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral.
Na reunião, o ministro mostrou otimismo e informou que a previsão da pasta é que já em janeiro de 2021 a vacinação contra a doença comece. Ele ainda informou que a imunização vai ser realizada por meio do Programa Nacional de Imunizações do SUS.
Zema destacou a fala do ministro, em que ele garante que o país está se mobilizando para que todos os brasileiros sejam vacinados. “O Ministério da Saúde garantiu que teremos vacina para os brasileiros a partir de janeiro do ano que vem, o que é um alento para os governadores. Para nós, o que interessa é ter uma vacina eficaz e com agilidade na produção”, afirmou o governador.
Pazuello ainda fez questão de esclarecer que, inicialmente, devem ser adquiridas 46 milhões de doses da vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com um laboratório chinês. Além disso, ainda existe um acordo para a compra de cerca de 210 milhões de doses de vacinas, produzidas pela Universidade de Oxford, que estão sendo acompanhadas pela Fiocruz.