Ato de limpar nariz eleva chance de ter Alzheimer

Pesquisa feita pela Nature mostra riscos

Quem nunca recebeu um xingo da mãe como “Tira esse dedo do nariz!”. Para as crianças é um passatempo comum e frequente. Para elas, é como se estivessem chupando o dedo, algo que se faz quando o tédio bate. A prática é completamente natural, contudo essa prática pode ter perigos. 

Em um estudo realizado pela plataforma nature, cientistas australianos constataram em camundongos que colocar o dedo no nariz pode levar a bactéria Chlamydia pneumoniae até o cérebro, através dos nervos olfativos. Essa bactéria pode levar a uma infecção do sistema nervoso central, que pode gerar a doença de Alzheimer. Pois quando a Chlamydia circula pelo organismo, as células cerebrais reagem, produzindo a proteína beta amiloide, que em determinadas concentrações é um indicador da enfermidade neurodegenerativa.

Além disso, o ato de cutucar o nariz, pode levar a outras bactérias que residem na mão para o corpo. Uma das bactérias que podem ser levadas é a meningite. Os sintomas dela são febre, dor de cabeça, rigidez do pescoço, sensibilidade à luz e confusão mental.

Foto: Pexels/Reprodução

Pesquisar