O governo explicou que a medida só foi possível após venda da folha de pagamento para o Banco Itaú
Os salários de mais de 480 mil servidores ativos, inativos e pensionistas do governo de Minas Gerais começam a ser pagos integralmente a partir desta sexta-feira (6). Desde fevereiro de 2016, os pagamentos eram feitos de forma parcelada.
No mês passado, o Executivo anunciou que isso foi possível após venda da folha de pagamento do estado para o Banco Itaú por R$ 2,42 bilhões. O contrato possui duração de cinco anos. Agora, os servidores receberão salários integrais e no 5º dia útil.
O parcelamento dos vencimentos foi implantado pelo ex-governador Fernando Pimentel (PT). A medida de caráter emergencial foi criada por causa da crise econômica enfrentada em Minas. A princípio, ela duraria três meses, porém acabou permanecendo por 5 anos.
O governador Romeu Zema (Novo) optou por permanecer com o parcelamento até junho de 2020. Na época, ele começou a regularizar os salários de servidores da Saúde e da Segurança Pública. Zema disse ainda que pretende continuar sem o parcelamento dos salários dos servidores até o término do seu mandato, ou seja, em dezembro 2022.
Leia também:
- Fábrica de café pega fogo em Unaí durante procedimento de torragem
- Senador Rodrigo Pacheco realiza preparativos para a COP-26
- Boletim Epidemiológico: Minas Gerais registra 5,2 mil novos casos de Covid-19 em um dia