Ministério da Saúde confirma sexto caso de varíola dos macacos no Brasil

Novo caso é de pessoa de 28 anos de idade com histórico de viagem para Europa 

O Brasil tem seis casos confirmados de Monkeypox, doença popularmente conhecida como varíola dos macacos. A notificação mais recente foi divulgada pelo Ministério da Saúde nesta 5ª feira (16.jun).

O novo caso, o sexto em todo o país, foi confirmado após realização de exame no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, estado onde a pessoa positivada para a doença mora. O paciente, de 28 anos de idade, é da cidade de Indaiatuba e tem histórico de viagem recente para a Europa, anunciou o ministério.

Com o diagnóstico, a pessoa, que não teve nome e gênero divulgados, está cumprindo isolamento social. O quadro de saúde dela é considerado estável e sem complicações médicas. As secretarias municipal e estadual de saúde estão monitorando o caso, informa a Agência Brasil.

4 casos só em São Paulo

Dos seis casos de varíola dos macacos confirmados até agora no país, quatro são do estado de São Paulo. Com uma confirmação cada, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul completam a lista. Atualmente, há 13 casos suspeitos sendo investigados pelas autoridades sanitárias brasileiras.

As informações são da V9 Vitoriosa, associada AMIRT.

Pesquisar