Ministério da Educação pede volta às aulas e garante que profissionais já estão quase 100% vacinados

O pedido foi feito pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, durante pronunciamento em rede nacional 

O Ministério da Saúde informou, nesta segunda-feira (2), que a vacinação de profissionais ligados a educação básica e ensino superior atingiu praticamente 100%.

Dados divulgados pela pasta apontam que 3,2 milhões de profissionais da educação básica já tomaram a primeira dose ou vacina de dose única. Além disso, mais de 518 mil já foram imunizados com duas doses ou com dose única.

Referente aos profissionais da educação superior, mais de 340 mil já tomaram uma dose e mais de 30 mil estão imunizados com as duas doses ou com a única. Dentre os imunizados, estão professores, diretores e funcionários de escolas e universidades. As informações são da plataforma LocalizaSUS, do Ministério da Saúde.

Na última semana, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, pediu retorno presencial durante pronunciamento em rede nacional. Para ele, a permanência das escolas fechadas gera “impactos negativos nesta e nas futuras gerações”.

Ainda de acordo com o ministro, estudos internacionais mostram que o adiamento por períodos longos pode provocar perda de aprendizagem, aumento do abandono escolar, dentre outras consequências.

Milton Ribeiro ainda destacou que a decisão do fechamento e abertura das escolas é de cada localidade.

Segundo o Ministério da Educação, já foram investidos mais de R$ 1,7 bilhão para o enfrentamento da covid-19 no setor. Dentre as medidas, estão a criação de protocolo de biossegurança, planejamento de cada unidade e auxílio do MEC para retorno das aulas presenciais.

 

Leia também:

 

Auxílio Emergencial 2021

Anexos para downloads: