Força-tarefa realiza operação para combater corrupção no sistema penitenciário de Minas Gerais

Dentre os detidos, está um ex-assessor parlamentar de um deputado estadual 

A Polícia Federal (PF) realizou, nesta quinta-feira (5), operação para combater a corrupção no sistema penitenciário de Minas Gerais. A ação contou com apoio das polícias Civil, Militar, Penais Estadual e Federal. Durante os trabalhos, um ex-assessor parlamentar de um deputado estadual foi detido.

Em nota, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) explicou “que o ex-assessor parlamentar, Caio Márcio Ferreira de Couto, foi exonerado em 2015”.

A Operação Panóptico iniciou após ocorrências de crimes de tráfico de drogas, concussão e corrupção passiva. Na ocasião, uma barra de maconha foi apreendida com um detento na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na região Metropolitana de Belo Horizonte.

Foto: Divulgação/Polícia Federal

Além disso, ele estava com um aparelho de celular, com mensagens e cópias de comprovantes bancários em benefício da mulher de um servidor. A polícia também encontrou indícios de participação de servidores da unidade prisional em suposto esquema de corrupção dentro da unidade prisional.

De acordo com a polícia, os servidores ocupam altos cargos de direção dentro do sistema prisional do estado. Conforme as investigações, diversas pessoas teriam participado de práticas criminosas de forma associada. Dentre elas, a obtenção de vantagens indevidas por meio de troca de transferências prisionais e outros benefícios dentro do sistema.

A apuração também aponta que policiais penais, advogados, detentos, servidores públicos do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) e outros estabelecimentos penitenciários também estariam envolvidos nos crimes.

A força-tarefa cumpriu 23 mandados de prisão preventiva, 54 de busca e apreensão e cinco medidas cautelares de afastamento de função pública. Os mandados foram expedidos pela Vara de Inquéritos da Comarca de Contagem. Eles foram cumpridos em Belo Horizonte, Contagem, Vespasiano, Lagoa Santa, Ribeirão das Neves, Ouro Preto, Patrocínio, Formiga, Francisco Sá, Muriaé, São Joaquim de Bicas, Mossoró (RN) e Viana (ES).

Nesta quinta, 214 policiais que fazem parte da força-tarefa participaram da ação.

 

Leia mais:

 

Dia dos Pais

Anexos para downloads: