Facebook e Instagram vão adotar medida contra fake news

A ação será realizada por uma agência de checagem

Nesta semana, foi anunciado que a partir de novembro, o Facebook e o Instagram vão informar quando fotos, vídeos e notícias forem considerados falsos. A medida adotada vai valer tanto para conteúdo no feed, quanto nos stories.

A ação será realizada por uma agência especializada em checagem. As publicações que forem caracterizados como falsas vão ser borradas e terão o aviso de que a informação não procede. Para aqueles que compartilharem esse tipo de conteúdo, será enviado um aviso de que se trata de uma fake news e será disponibilizado um link com esclarecimento sobre o assunto.

Um ponto a se ressaltar é que mesmo se for confirmado que a informação ou mídia é falsa, ainda será possível compartilhar a publicação. O Facebook já havia tentado adotar essa medida a alguns anos, colocando aviso em posts falsos, porém esse ponto acabou fazendo elas serem ainda mais compartilhadas.

No primeiro momento, as redes socias não vão checar todos os conteúdos relacionados a política e nem os excluir.

O problema é que esse processo de checagem custa caro e leva tempo. Então uma das medidas adotadas inicialmente será uma redução temporária na distribuição de posts que tiverem sinal de conteúdo falso. Reduzir o alcance de contas que compartilharem esses posts também será uma ação adotada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar