Pesquisadores estadunidenses apontam que essas pequenas tarefas ajudam a conservar a massa cinzenta cerebral
___________________________________________________________________________________________________________________________
Estudo realizado por pesquisadores na Universidade de Boston afirma que as tarefas domésticas ajudam a manter o cérebro jovem. Esses pequenos exercícios além de benéficos à saúde, também colaboram para diminuição da perda de funções cerebrais.
A médica Nicole Spartano, coordenadora do estudo, relatou que a pesquisa não quer deixar de lado o exercício pesado como algo que contribui para um envelhecimento saudável, e sim que atividades leves como, caminhada e tarefas domésticas, podem ser tão benéficas como as pesadas e ainda estimulam o cérebro e fazem com ele mantenha seu funcionamento saudável.
Os pesquisadores analisaram três dias de atividades de mais de 2500 norte-americanos de meia idade. Além disso, os estudiosos realizaram tomografias para ver a quantidade de massa cinzenta cerebral de cada um.
Depois de se atingir 60 anos, cada ano que se passa corresponde a uma perda 0,2% da massa do cérebro. O estudo chegou à conclusão que cada hora a mais dessas atividades leves corresponde a um aumento no volume do cérebro equivalente a 0,22%.
(Com supervisão de Patrícia Marques)