Cursos de qualificação profissional são ofertados pelo Governo estadual

Ao todo estão disponíveis mais de 25 mil vagas

Em anúncio feito no final da última semana, pelo governador Romeu Zema, o estado vai ofertar 25 mil vagas para cursos de qualificação profissional ligados a tecnologia. Devido ao atual momento em função da pandemia, as aulas vão acontecer no formato on-line.

Os cursos foram lançados pela Rede Uaitec, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede) e contam com uma parceria da empresa privada Digital Innovation One. São ofertadas vagas para a Trilha Desenvolvedor de Games, com formações de HTML, CSS e JavaScript. Para a Trilha Desenvolvedor de Sistemas Java, Java, SQL e PostgrSQL. Os cursos tem carga horária de 100 horas.

Essa medida do governo foi planejada em função de uma possível queda no número de profissionais na área. Segundo informações divulgadas, pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), em 2022, a previsão é que haja um déficit de 400 mil profissionais de TI no país.

Zema fez questão de destacar que diversas vagas no setor são ofertadas por empresas e acabam não sendo preenchidas devido a falta de profissionais qualificados.

Pesquisar