Emater-MG realizou um trabalho de conscientização na região Central de Minas
Um dos grandes problemas enfrentados nas lavouras do estado é o descarte incorreto das embalagens dos agrotóxicos. Com isso os produtores colocam sua saúde e o meio ambiente em risco. Por esse motivo, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) realizou um trabalho de orientação aos agricultores, em Alfredo Vasconcelos e Ressaquinha, na região Central do estado.
O descarte das embalagens deve ser feito junto aos estabelecimentos autorizados. A Emater trabalhou na conscientização dos produtores, de anualmente, coletar as embalagens.
Para a realização desse recolhimento, a Emater conta com o apoio e parcerias das prefeituras dos dois municípios, que disponibilizaram caminhões para recolher o material, funcionários e equipamentos de proteção individual. Também foram realizadas campanhas sobre o assunto nas escolas da rede municipal de ensino. O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens (Inepev), também foi um dos caloboradore.
O extensionista da Emater-MG Tadeu de Azevedo, comentou sobre o auxílio das prefeituras para a realização da campanha. “Os funcionários cedidos pelas prefeituras receberam toda orientação técnica das equipes dos escritórios da Emater para manusear as embalagens”, ressalta.