Uberlândia: conheça as propostas dos candidatos Felipe (PTB), Odelmo (PP) e Wallace (PSOL)

O Portal Amirt realizou entrevistas exclusivas com dezenas de candidatos à prefeitura de cidades mineiras

Nesta quinta-feira (22), Felipe Attiê (PTB), Odelmo Leão (PP) e Wallace Alves (PSOL) são os nossos entrevistados. Os candidatos à prefeitura de Uberlândia, no Triângulo Mineiro responderam questionamentos sobre o transporte público, economia e os impactos da pandemia. Amanhã, sexta-feira (23), estaremos com Arquimedes Ciloni (PT) e Thiago Fernandes (PSL) que também disputam o cargo.

O candidato do PTB iniciou sua fala criticando a relação estabelecida entre as empresas concessionárias e o transporte público, em que as organizações tem grande influência. “Primeira coisa que eu acho que deve ser feita é mudar essa relação com essas empresas de ônibus. Infelizmente, elas hoje mandam e desmandam na prefeitura e fazem o que querem. O pode público precisa estabelecer uma regra de cobrança de quem ganhou a concessionária pública, para que executem o serviço”, afirmou Felipe.

Por sua vez, o atual prefeito Odelmo Leão, argumentou que a pandemia influenciou nos problemas do serviço. “Olha, o transporte público não é em Uberlândia, é no país inteiro que entrou em colapso com essa pandemia. Nós tínhamos aqui no mês de março 180 mil usuários de transporte público em Uberlândia. Com essa pandemia chegou a 49 mil, 60 mil, 70 mil. Hoje está estabilizado em 80 mil. Vocês sabem que quem sustenta o transporte público é o passageiro”, explicou o candidato do PP.

Wallace Alves entende que o serviço de transporte deveria ser ofertado gratuitamente para a população, já que o direito de ir e vir é assegurado pela constituição. “Nós propomos um serviço de transporte, que seja um direito social, assim como a educação é, assim como a saúde é.  O direito de ir e vir está na Constituição, é um direito fundamental, mas ele é só no papel. O transporte público tem que ser gratuito, ele tem que ser totalmente gratuito, universal e ilimitado”, afirma o representante do PSOL.

A respeito da economia local, Odelmo fez questão de ressaltar a atração de investimentos que vem sendo realizada em sua gestão à frente da cidade. “No momento de 2017 até 2020, apesar de todas as dificuldades que nós estamos enfrentando, nós já conseguimos atrair mais de R$ 3 bilhões, nesse período”.

Para Wallace, o Executivo deve trabalhar em um programa para que o dinheiro circule no próprio município. “Nós temos que pensar num plano robusto de renda social, para transferir dinheiro diretamente dos cofres públicos para a população, porque se a gente coloca dinheiro na população, a gente estimula o comércio local. A população mais vulnerável compra no bairro, o dinheiro fica em Uberlândia e ela estimula os micros e pequenos empreendedores dessas localidades, que são quem de fato empregas as pessoas”, explicou.

Para finalizar, o candidato Felipe enalteceu a importância do Executivo colaborar para o empreendedorismo local. “A prefeitura de Uberlândia tem de ser uma grande facilitadora dos empreendedores e não botar a fiscalização para impedir as pessoas de trabalhar e não colocar a fiscalização botando exigências absurdas, fazendo investimentos fora da curva, em uma crise como essa. E acima de tudo facilitar alvarás e coisas desse tipo, para que o empreendedor possa se estabelecer, produzir renda, gerar emprego e pagar impostos para sustentar a cidade”, comentou o candidato.

Assista a entrevista na íntegra:

Clique aqui para baixar o vídeo.

Pesquisar