O placar ficou 5×2 pela inelegibilidade
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formou maioria e o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) está inelegível por 8 anos. A condenação ocorreu nesta sexta-feira (30), por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. O placar ficou 5×2 pela inelegibilidade.
O julgamento começou em 22 de junho e terminou nesta sexta, na quarta sessão. Bolsonaro (PL) pode recorrer da decisão pelo TSE ou pelo Supremo Tribunal Federal (STF), contudo, a decisão já passa a valer a partir de agora. Na sessão desta sexta-feira (30), os ministros Nunes Marques e Alexandre de Morais e a ministra Cármen Lúcia declararam seus votos.
Alexandre de Morais e Cármen Lúcia votaram pela condenação do ex-presidente. Já Nunes Marques votou pela absolvição. Vale lembrar, que Bolsonaro (PL) foi condenado por realizar uma reunião com embaixadores estrangeiros, no Palácio da Alvorada, na qual difamou sem provas o sistema eleitoral brasileiro. O encontro ocorreu em julho de 2022, foi transmitido pela TV oficial do governo.
Confira todos os votos:
- Benedito Gonçalves, relator: pela condenação
- Raul Araújo: pela absolvição
- Floriano de Azevedo Marques: pela condenação
- André Ramos Tavares: pela condenação
- Cármen Lúcia: pela condenação
- Nunes Marques: pela absolvição
- Alexandre de Moraes: pela condenação
Vale destacar, que o vice na chapa de Bolsonaro, Walter Braga Netto, também estava sob julgamento e foi absolvido por unanimidade.
Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE