Prefeitura de Uberaba se envolve em polêmica a respeito de sistema de regulação leitos

Estado bloqueou o acesso de Uberaba ao sistema

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) explicou por meio de nota o motivo pelo qual foi tomada a decisão de bloquear o acesso da Prefeitura de Uberaba ao sistema de regulação de leitos da cidade. O motivo seria utilização do perfil de uma forma incorreta.

A secretaria informou que, desde o início de novembro, a Prefeitura adotou práticas que caracterizam sobreposição as responsabilidades de Regulação Estadual e que vão contra o papel de Autoridade Sanitária estabelecido por Decreto Estadual.

Na nota foram apontadas algumas das práticas adotadas, como o anúncio da criação de uma ‘Central Municipal’, a Regulação de Urgência Emergência que foi realizada de forma informal e uso indevido do perfil de acesso ao sistema.

Além disso a SES-MG, questionou a prioridade de leitos no Hospital Regional José Alencar em relação a municípios que estão em dia com o contrato de rateio de custos.

Também por meio de nota a prefeitura do município se posicionou em relação ao ocorrido. No documento a prefeitura de Uberaba se defendeu dos ocorridos e cobrou a falta de repasses em relação ao custeio do Hospital Regional.

Pesquisar