Preços da saca de café serão determinados pela nova safra

A queda no preço das sacas gerou insatisfação dos produtores

Uma queda no preço de venda das sacas de café tem gerado protestos de produtores na região Sul de Minas. A baixa no valor de revenda, chegando a um preço igual ou inferior ao de produção tem gerado insatisfação nos produtores.

De acordo com o presidente do Centro de Comércio de Café de Minas Gerais (CCCMG), Archimedes Coli Neto, o que determinará o preço da saca de café será a nova safra. O presidente ainda ressaltou que se deve ter cuidado com algum possível problema climático, que pode ser um fator que causará interferência no mercado.

Um dos pontos que trouxe essa redução, foi a grande quantidade produzida de café nos últimos anos. Seguindo a lei da oferta e procura, há uma disponibilidade muito maior de café do que a demanda.

Questões como política externa, economia e dólar também podem determinar o valor da saca de café, este motivo faz com que seja dificultada uma previsão de quando a situação pode se estabilizar.

Archimedes ainda sugeriu que o produtor não deve especular com o mercado do café, pois isso pode fazer com que ele tenha prejuízo. Outra recomendação é uma atenção que o produtor deve ter em relação ao mercado, que já passou por outros momentos de valorização e desvalorização, trazendo prejuízos aos cafeicultores.

(com supervisão de Victor Veloso)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar