Prazos de empréstimos bancários serão prolongados para produtores rurais que foram afetados por chuvas em Minas

Banco do Brasil prorrogará prazo em até 30 dias

Produtores rurais dos municípios de Minas Gerais que estão em situação de emergência pelas fortes chuvas que atingiram o estado nas últimas semanas terão benefícios em seus empréstimos com o Banco do Brasil. Os agricultores terão os prazos para quitarem os débitos prolongados em até 30 dias pela instituição financeira.

Após diálogo estabelecido com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o banco aceitou prorrogar a data de vencimento de contratos com os agricultores em mais 30 dias.  Mesmo com o prolongamento da data não haverá cobrança de taxas ou custos adicionais. A ideia é que esse período extra sirva para os produtores que ainda não calcularam suas perdas.

Ao todo, 196 cidades decretaram situação de emergência no estado, de acordo com as informações do último levantamento da Defesa Civil Estadual. O relatório preliminar feito pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), apontou que 182 municípios já registraram perdas em infraestruturas rurais.

Estima-se que mais de 28 mil quilômetros de estradas, 840 pontes e 505 residências sofreram alguma espécie de dano, por causa das chuvas. Além das construções, a produção também sofreu.

O relatório feito pela Emater estima que cerca de 25 mil sacas de café tenham sido perdidas pelas chuvas, além de lavouras de milho, feijão, soja, mandioca e cana-de-açúcar também foram impactadas por todo o estado.

Pesquisar