Podcast Contos das Gerais: conheça Resende Costa, cidade conhecida como “capital do artesanato têxtil”

Resende Costa é uma cidade localizada a cerca de 180 Km de Belo Horizonte e está localizada na região Central de Minas Gerais. O município possui área de 618.312 Kme 11.578 habitantes, conforme o IBGE de 2021.

A história da Vila de Nossa Senhora da Penha de França da Lage, atual Resende Costa, teve início no final da primeira metade do século XVIII, num lugar onde existiam poucas casas de pedra e uma pequena capela dedicada à Nossa Senhora da Penha de França. Essas construções ficavam nas adjacências de um cruzamento entre duas estradas utilizadas por tropeiros que passavam pela região com destino ao Rio de Janeiro, Goiás e do Norte ao Sul da província.

Ao contrário de cidades próximas, como São João del-Rey e Tiradentes, Resende Costa não contou em seus primórdios com a exploração do ouro ou outro metal precioso. Por lá, a atividade de renda se resumia, principalmente, à pecuária e outros utensílios de subsistência vindos de fazendas da região.

Atualmente, a cidade tem o nome de Resende Costa em homenagem à José de Resende Costa, morador local que se destacou na Conjuração Mineira junto àqueles que sonharam com a libertação da então colônia do império de Portugal. José foi exilado para a África junto com seu pai e a maioria dos inconfidentes, retornou mais tarde ao Brasil, onde foi deputado da 1ª Assembleia Constituinte e conselheiro do Império.

Apesar de não se ter uma data precisa de quando os primeiros teares surgiram em Resende Costa, o artesanato produzido na cidade nasceu das mãos hábeis de tecedeiras, ou “moças roceiras”, que produziam artesanato têxtil. No passado, a atividade artesanal era exercida exclusivamente pelas mulheres. No Povoado dos Pintos, na década de 1950, as mulheres teciam e os homens saíam vendendo em cidades distantes.

Após a cidade receber asfaltamento nos anos de 1980, a produção artesanal, que conhecia uma expansão comercial modesta desde a década de 1950, passou por transformações significativas. Hoje, o município é famoso por seus artesanatos e é conhecido como a “Capital Mineira do Artesanato Têxtil”.

Com informações do IBGE e Prefeitura de Resende Costa.

Pesquisar