Na última sexta-feira, 15, os familiares do ex-prefeito de Araguari, Wanderley Inácio comunicaram o seu falecimento. No dia 14, Mãe Preta, como era conhecido pela população, deu entrada na Santa Casa de Misericórdia em estado grave. A causa da morte não foi divulgada.
Wanderley Inácio é natural de Araguari e nasceu em 28 de outubro de 1945. Ele iniciou sua carreira política como vereador. Essa primeira fase aconteceu entre os anos de 1976 e 1982. Mãe Preta se candidatou a prefeito de Araguari no ano de 1982, mas não venceu o pleito nessa época; mesmo assim não perdeu as esperanças e em 1988 se candidatou novamente a prefeito, vencendo as eleições e cumprindo o mandato de 1989 a 1992.
Em 2004, consegui uma votação expressiva, porém não foi suficiente para conquistar o cargo de chefe do Executivo do município. No ano de 2016, Wanderley Inácio se elegeu como vereador e no ano de 2020 registrou sua candidatura a prefeito, mas teve a candidatura indeferida.
Dentre as várias ações de Mãe Preta na Prefeitura de Araguari, é importante destacar o transporte universitário gratuito para alunos que estudam fora de Araguari; construção de casas populares; Pronto Socorro Municipal.
Nos últimos quatro anos, quatro ex-prefeitos de Araguari faleceram, são eles: Milton Lima, Fausto Fernandes de Melo, Neiton de Paiva Neves e Wanderley Inácio.
Certamente, Mãe Preta entrou para a história da cidade e também dos araguarinos, pois sempre se mostrou um “homem do povo” e lutou pelos menos favorecidos.
As informações são da Gazeta do Triângulo, associada AMIRT.
Foto: Gazeta do Triângulo