Minas Gerais investiga primeiro possível caso de Coronavírus no país

Mulher de 35 anos que esteve na China, está internada em Belo Horizonte

Uma brasileira de 35 anos, que esteve em Xangai, na China e chegou no Brasil no último sábado (18), está internada no Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte, com suspeita de um possível caso de coronavírus. A mulher apresentou os sintomas respiratórias compatíveis com a doença.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) que está investigando e acompanhando o caso, se pronunciou por meio de nota. Tendo em vista o contexto epidemiológico atual do país onde a paciente esteve, foi considerada a hipótese de doença causada pelo novo Coronavírus, que é microrganismo de alerta sanitário internacional”, informou.

Ainda segundo a secretaria, os exames que serão capazes de confirmar se a paciente está com a doença, estão em andamento em laboratórios especializados.

O Ministério da Saúde, que também investiga o caso, se pronunciou através de nota esclarecendo a ocorrência. “O caso noticiado pela SES/MG não se enquadra na definição de caso suspeito da Organização Mundial da Saúde (OMS)”.

Os primeiros casos de coronavírus foram registrados em Wunhan, local onde a mulher não esteve, segundo a SES-MG.

Na China já foram registradas mais de 400 infecções e 17 mortes causadas pelo coronavírus. Países como Japão, Coreia do Sul, Tailândia e Estados Unidos já registraram casos. Alguns outros países também investigamos possíveis ocorrências.

Pesquisar