Economistas acreditam que nos próximos meses a recuperação gradual aumente
O setor de produção industrial em Minas Gerais vem sendo beneficiado com as medidas para a retomada da economia no estado. O estudo Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que em setembro do atual ano, houve aumento de 3,3% nas atividades em relação ao mesmo período de 2019.
Alguns economistas, que estudam o atual cenário econômico, acreditam que caso não aconteçam mudanças consideráveis no cenário, a tendência é que nos próximos meses a recuperação gradual aumente.
Apesar do resultado positivo de setembro em relação ao mesmo mês do ano passado, o resultado acumulado da comparação entre os primeiros nove meses dos dois anos, aponta uma queda superior a 6% de 2020 em comparação com 2019.
O estudo ainda mostrou que o setor que mais contribuiu para o resultado em setembro foi o de transformação, que teve alta de mais de 8%. Dentro do setor, o destaque foi a fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias, que fechou o mês com crescimento de cerca de 42%.