Mais de 500 pacientes com Covid-19 são curados no HCL

Desde que o Hospital César Leite foi referenciado para o tratamento de pacientes com Covid-19, no mês de março, diretoria e colaboradores realizaram uma verdadeira força-tarefa para manter sua tradição de oferecer sempre o melhor atendimento. E o resultado de todo o empenho se reflete nos números.

De março até o mês de dezembro, o hospital registrou mais de 500 altas de pacientes que deram entrada com o novo coronavírus. No total, foram atendidas mais de 1.100 pessoas, considerando também os casos suspeitos que depois foram liberados com resultado negativo.

Com 102 anos, o lavrador aposentado Raimundo Leonardo de Oliveira foi um exemplo dessa luta. Ele venceu a segunda pandemia. O idoso, que teve gripe espanhola em 1918, quando tinha 9 meses de idade, superou a Covid-19. A mulher dele, Nivercina Maria de Oliveira, de 92 anos, também se curou de coronavírus. Eles são casados há 75 anos.

Enfrentar o coronavírus não é fácil. Além do paciente, a família, claro, vive momentos de angústia e preocupação. São mais de 500 pessoas. Cada uma com uma história de vida e uma lição para todos nós.
MISSÃO

O HCL foi o principal hospital da região a ser referenciado pelo Governo do Estado a assumir essa missão de atender pacientes com o novo coronavírus.  Atualmente o hospital possui 30 leitos de UTI e 30 de enfermaria exclusivos para tratamento de pacientes com Covid-19.

Para o provedor Sebastião Onofre Carvalho, o HCL segue sua missão há mais de 93 anos. “Diante da pandemia causada pelo novo coronavírus, o Hospital César Leite mais uma vez cumpre sua missão de salvar vidas. Logo no início da doença, o hospital se mobilizou e tomou as primeiras providências”, detalha.

Sebastião Onofre conta que “embora pouco se soubesse sobre a Covid-19, o HCL mostrou que está preparado para enfrentar desafios. Nos reinventamos, redobramos os cuidados com a segurança dos pacientes e funcionários e, felizmente, os números mostram que estamos fazendo um bom trabalho. Também tivemos perdas, é verdade, e nos solidarizamos com a família e amigos de cada uma das vítimas. O que nos consola e nos motiva a continuar lutando é que fizemos o nosso melhor. Não medimos esforços para que todos conseguissem vencer essa terrível doença”.

O provedor do HCL ressalta acima de tudo o esforço conjunto em prol da vida. “Todo esse trabalho não seria possível sem a união de todos. Nossos funcionários, a sociedade civil organizada e o poder público demonstraram mais uma vez que acreditam na nossa instituição. Recebemos muitas doações de equipamentos para garantir a segurança de funcionários e pacientes. Foram gestos de extrema solidariedade e que certamente jamais esqueceremos. E assim, juntos, vamos continuar caminhando para o bem da nossa população”.

Desde março, o HCL dispõe de equipe exclusiva para assistência de pacientes com Covid-19 composta por diversos profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas, além de auxiliares de higiene e limpeza.

 

Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu

Pesquisar