Em entrevista exclusiva, prefeito de Cedro do Abaeté revela planos para evitar avanço da Covid-19

Com colaboração da Rádio Liderança, o prefeito revelou como a cidade se manteve longe da doença durante nove meses

Cedro do Abaeté ficou conhecida e virou destaque em todo o Brasil por ser a última cidade do país a registrar casos da Covid-19. O município, que tem pouco mais de 1.100 habitantes, fica localizado na região Central de Minas Gerais e confirmou seu primeiro caso no último domingo (13). Desde o início da pandemia, a cidade tem investido em diversas medidas para alertar e prevenir a população do novo coronavírus.

O repórter Dárley Noguti, da Rádio Liderança de Abaeté, conversou com o atual prefeito da cidade, Luiz Antônio de Sousa (DEM), sobre a Covid-19. No bate-papo, foram discutidos assuntos como os planos para evitar o avanço dos casos, a restrição das atividades comerciais e as medidas preventivas realizadas na cidade que ficou nove meses sem nenhum caso da doença.

Ao ser questionado sobre as questões que impediram o novo coronavírus de chegar à Cedro, Luiz Antônio afirmou que desde o início da pandemia, no mês de março, a prefeitura trabalha visando evitar o contágio do vírus. “Assim que soubemos da pandemia, nós fizemos um trabalho de conscientização maciça. O mais fácil foi que a população vestiu a camisa”, explicou.

Em relação às medidas tomadas, o prefeito contou que foi criado um grupo de servidores que iam de porta em porta orientar os munícipes, da zona urbana e rural. Além disso, o comércio foi fechado logo no começo e, toda manhã, uma equipe de profissionais alertava os moradores nas ruas. “Criamos um grupo para confecção de máscaras descartáveis e fornecemos para todos os habitantes, fomos casa por casa”, salientou.

Segundo Luiz Antônio, agora que a cidade confirmou os primeiros casos, as ações de prevenção serão reforçadas. “Ainda não estamos montando barreira na entrada da cidade, mas temos controle de acesso. Se houver um visitante na cidade, a gente vai até ele, estabelece a conscientização e mantem em isolamento. Se precisar a gente fecha a cidade”, afirmou.

Por fim, o prefeito da pequena cidade agradeceu a população e os profissionais de saúde por todo o trabalho. Ele ainda aconselhou os outros municípios a prezarem sempre pela vida. “Quero parabenizar toda minha equipe de saúde, e a população, que conscientizou, buscou alternativas e alertou os outros. A vida ainda é o bem maior, temos que preservar a vida e a integridade das pessoas”, finalizou.

Segundo o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), na manhã desta quinta-feira (17), Cedro do Abaeté conta com quatro casos da Covid-19. Em todo o estado 483.369 pessoas já contraíram a doença e 10.933 morreram. Já no Brasil, conforme dados no Ministério da Saúde, 7.040.608 casos e 183.735 mortes já foram confirmadas desde o início da pandemia.

Foto: Acervo Prefeitura de Cedro do Abaeté

Pesquisar