Juiz de Fora comemora 169 anos a céu aberto

As comemorações dos 169 anos de Juiz de Fora, completados nesta sexta-feira, 31, encheram de cor e alegria a Praça João Pessoa, no calçadão da Rua Halfeld, no Centro. Dezenas de pessoas pararam para prestigiar apresentações de dança e música, em homenagem às etnias que formaram a cidade: alemães, portugueses, afrodescendentes, italianos e árabes.

A festa também teve caráter solidário, com equipes do Hemocentro Regional trabalhando na informação e conscientização sobre a necessidade de doar sangue. O trabalho teve apoio de equipes da Santa Casa de Misericórdia e do grupo “Médicos do Barulho”, além do Corpo de Bombeiros, cujo caminhão conduziu a “Carreata Solidária” entre as praças dos bairros Bom Pastor e Manoel Honório.

O prefeito Antônio Almas prestigiou as apresentações, que aconteceram em frente a um dos mais importantes monumentos da cidade, o Cine-Theatro Central: “Nesta data, a reflexão é de que, mesmo com as dificuldades enfrentadas, Juiz de Fora tem muito a oferecer.

Esta é uma cidade jovem, apesar dos seus 169 anos. É empreendedora, multirracial, cultural e com disposição para vencer barreiras. Precisamos, cada vez mais, fortalecer o sentimento de ser juiz-forano.” Ali perto, a aposentada Adelina Soares registrava todos os momentos com seu celular: “Passo sempre por aqui, e estou maravilhada com essa festa. Não estou com pressa de ir para casa, quero aproveitar tudo até o fim”.

Para a responsável pelo Setor de Captação e Cadastro de Doadores de Sangue e Medula do Hemominas, Lidiane Moura, “esse tipo de ação dá visibilidade para a doação, destaca a importância do ato e sempre repercute positivamente. A gente registra maior comparecimento de doadores, o que ajuda a manter o estoque em níveis ideais.”

A festa dos 169 anos de Juiz de Fora teve participação da Banda da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, do Programa “Gente em Primeiro Lugar” (maculelê), do grupo “Canto do Ventre” (dança árabe) e da Associação Alemã de Juiz de Fora (dança alemã).

Fonte: PJF

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar