A comunicação móvel com implementação do 5G chegará perto do desempenho de redes fixas de fibra óptica
A chegada da tecnologia de comunicação móvel 5G, traz um potencial de melhoria para diversos campos, entre eles a educação, que nos dias atuais já facilita o acesso a livros, documentos, arquivos e demais materiais complementares para estudos. Com a implementação do 5G, a ideia é que haja um aprimoramento nas possibilidades já existentes e que novas sejam criadas.
Com uma velocidade de transmissão de 1 Gigabyte por segundo e tempo de resposta de 1 milissegundo, a quinta geração da tecnologia móvel alcançará um desempenho que antes era reservado às redes de fibra óptica.
Um ponto que vem sendo ressaltado é a questão da interatividade à distância. O ideal é que cada vez mais, as videoconferências e contatos realizados por pessoas através de recursos de comunicação a distância, se tornem cada vez mais realistas. Esse trunfo é outro que potencializaria a nova tecnologia móvel na educação.
O ensino a distância tem sido cada vez mais utilizado. Videoaulas e cursos online tem ganhado cada vez mais espaço na atualidade. Com diminuição de tempo de resposta, maior interação aproximação, o ensino online se tornaria ainda mais utilizado.
Um outro ponto a ser observado é que o 5G não implica diretamente em investimentos adicionais para o aparelhamento da escola e dos estudantes. O acesso a redes móveis de alta qualidade não depende de redes fixas nas escolas, por exemplo.
Apesar do avanço, ainda há resistência no Brasil quanto a implementação do 5G, por questões ligadas a regulamentação e implementação em uma cobertura em todas regiões do país.
(com supervisão de Victor Veloso)