Governo implanta programa voltado para egressos do sistema prisional em Sete Lagoas

Unidade de Prevenção à Criminalidade de Sete Lagoas já contava com programa de alternativas penais e agora inicia mais uma ação social voltada ao público em ressocialização

A Unidade de Prevenção à Criminalidade do município de Sete Lagoas inaugurou, nesta segunda-feira (30/5), mais um programa de prevenção à criminalidade. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) implantou o Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp) na cidade. Para marcar a data, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, e a subsecretária de Prevenção à Criminalidade em exercício, Flávia Mendes, visitaram o local.

Sete Lagoas já possui atendimentos do Programa Central de Acompanhamento de Alternativas Penais (Ceapa) – que tem como objetivos o fortalecimento e a consolidação de alternativas à prisão em Minas, pautando ações de responsabilização com liberdade. Agora, mais um programa será implantado na cidade, contribuindo para a redução da criminalidade e enfrentamento dos ciclos de violência.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, agradeceu ao município por receber e acolher o PrEsp, que é uma importante ferramenta para aqueles que deixam o sistema prisional. “O sujeito que praticou uma infração penal no sistema prisional sai de duas formas: ou pior ou melhor. Conheço as dificuldades do sistema prisional. A nossa missão é dar uma oportunidade para aqueles que querem oportunidades. Queremos quebrar um ciclo de criminalidade; fazer com que as pessoas se recuperem e tenham uma segunda chance. As pessoas que saem do sistema prisional saem desnorteadas. Temos que dar oportunidades e, aqui, agradeço a cidade por acolher projetos desta natureza”.

Já a subsecretária de Prevenção à Criminalidade em exercício, Flávia Mendes, destacou a importância do trabalho na ressocialização dos indivíduos que estavam privados de liberdade. “No ano passado foram atendidos 4.379 egressos em todo o estado e mais de 16 mil atendimentos. São 16 unidades em funcionamento com o programa e, agora, trabalharemos para fortalecer este aqui também, ampliando a aliança com o município de Sete Lagoas”.

Em Minas Gerais, o PrEsp já é executado desde 2003 e tem como objetivo favorecer o acesso a direitos sociais, promovendo condições para a inclusão social de egressos do sistema prisional. Todas as ações se estendem também aos familiares dos egressos, e visam o fortalecimento de vínculos de apoio e de suporte social. O PrEsp também busca, a partir de casos acompanhados, capacitar profissionalmente esse público, de forma a garantir uma nova fonte de renda e uma nova visão de futuro para quem deixou a prisão.

Retomada de atividades  

Governo de Minas já retomou as atividades em quatro unidades de prevenção à criminalidade nos últimos meses. Até o próximo mês, serão sete unidades com trabalhos a pleno vapor novamente, em municípios de todo o estado. Os trabalhos desses locais tinham sido suspensos em 2020, em razão de contingenciamentos financeiros decorrentes da queda da arrecadação oriunda da pandemia da covid-19.

Vale ressaltar ainda que, também até o fim do ano, há a previsão de inauguração de quatro novas Unidades de Prevenção à Criminalidade, em Juiz de Fora, Curvelo, Barbacena e Pouso Alegre. Patos de Minas também ganhou o programa Selo Prevenção Minas em maio deste ano.

As informações são da Agência Minas

Foto: Tiago Ciccarini/Ascom-Sejusp

Pesquisar