Fique atento, uma nova modalidade de golpe está circulando em Minas Gerais. O novo crime utiliza de um ‘short code’, ou seja, números de cinco a seis dígitos normalmente utilizados por grandes empresas, com o nome do banco que você possui conta e alegando que um empréstimo foi autorizado ou que uma transação ou Pix foi enviado, seguido de um número para contato com 0800.
Por mais que o padrão short code seja realmente utilizado por bancos, neste caso, trata-se de um golpe. Segundo a assessoria de imprensa do Banco do Brasil, o golpista induz a vítima a fornecer dados pessoais ou executar alguma ação específica durante a ligação, a fim de obter senhas e números de cartões de crédito ou autenticação para operações financeiras.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), este tipo de golpe faz parte do chamado “phishing”, ou, pescaria digital. As forma mais comum de phishing ocorre por e-mail, aplicativos de mensagem como o WhatsApp, ou SMS, sempre induzindo a vítima a clicar em algum link malicioso ou fazer alguma ligação.
A Febraban orienta que os clientes devem sempre desconfiar de mensagens com link ou telefones enviadas por Whatsapp, SMS ou e-mail. Em caso de dúvida, a principal recomendação é procurar os canais oficiais de comunicação do seu banco, para ver se aquela mensagem procede ou não.