Escola Estadual de Reduto desenvolve projeto de Meio Ambiente

Alunos e professores da Escola Estadual Carlos Nogueira da Gama, em Reduto, desenvolveram várias atividades na última semana, com quatro palestras educativas sobre a Semana do Meio Ambiente e Sustentabilidade. O projeto é trabalhado na escola desde 2013, com o objetivo de promover a formação dos alunos que trabalham a sustentabilidade, como a captação de água da chuva na escola. O projeto foi selecionado e recebeu recurso do Estado e, assim, as ações desenvolvidas possibilitaram a criação de um jardim suspenso, que recebe irrigação através de gotejamento.

Todo ano, o educandário realiza um trabalho alusivo à semana do Meio Ambiente, com palestrantes ligados às questões ambientais tais como EMATER, CBH E IEF. Os alunos também promovem desfile, com roupas produzidas com materiais recicláveis.

O projeto é desenvolvido pelos professores de Geografia, Luciano Lima, Fábio Souza Marçal e Renata da Conceição Heleno, com o apoio total da diretora Marileia.  De forma lúdica utilizam toda criatividade com os alunos, que passam a interagir em busca do conhecimento. A professora Renata da Conceição explica que o projeto tem como finalidade sensibilizar os alunos para a temática ambiental, a importância da preservação do meio ambiente, a escola, além de terem um olhar diferente para a cidade. Eles também conheceram a realidade de outras localidades como os projetos Inhotim (Brumadinho), Instituto Terra (Aimorés), Serra do Caraça (Catas Altas), Xerimbabo (Ipatinga), referência em educação ambiental no Vale do Aço, para verem de perto projetos ambientais, que podem ser desenvolvidos no município.

Próximo passo para os alunos

Renata da Conceição diz que a próxima etapa do projeto é trabalhar o tema “Cidade Viva”, que consiste no levantamento populacional de Reduto, para saberem quantos moradores vão aderir à ideia em adotar uma árvore na porta da residência, através do projeto de arborização na cidade. Com isso, haverá uma parceria com o IEF, CBH, EMATER e outras instituições. “Esperamos em setembro, no Dia da Árvore, realizarmos mais essa tarefa. O importante para nós é mostrarmos aos nossos alunos que a preservação ambiental é a segurança do nosso amanhã”, detalha Renata da Conceição.

Eduardo Satil

Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar