O índice que mede a confiança dos empresários da indústria aumentou 3,2 pontos percentuais em dezembro, avançando para 99,5 pontos. O dado foi divulgado nesta sexta-feira (27), pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas, a FGV.
Com o resultado, o Índice de Confiança da Indústria chegou ao mesmo patamar de julho de 2018, encerrando o ano com alta acumulada de 3,9 pontos, no quarto trimestre.
Para a economista Renata Mello Franco, da FGV, a evolução da confiança da indústria em dezembro reflete uma melhor percepção dos empresários sobre os negócios e o aumento do otimismo em relação aos próximos meses.
Segundo ela, a continuidade desse movimento, em 2020, vai depender da efetiva recuperação da demanda interna e da redução dos níveis de incerteza.
O índice da Situação Atual também teve alta de quatro pontos, chegando a 99,8, em dezembro. Já o Índice de Expectativas, que mede a percepção em relação ao futuro, avançou 2,4 pontos, encerrando o mês em 99,2 pontos.
A confiança dos empresários subiu em 14 dos 19 setores pesquisados pela FGV.
O percentual de empresas que avaliam a situação atual dos negócios como boa subiu de 14,8% para 17,6%, enquanto os que a avaliam como fraca, caiu de 20,5% para 14,6%.
Aumentou também, de 14% para 15,4%, o percentual de empresas que projetam um crescimento do pessoal ocupado, enquanto a parcela que prevê queda diminuiu de 13,8% para 13,5%.
Por Rádio EBC