A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará na próxima segunda-feira (27/5/19), às 14 horas, no Auditório José Alencar, um debate sobre o contingenciamento de 30% dos recursos destinados aos institutos e centros federais tecnológicos e às universidades federais proposto pelo Ministério da Educação. O requerimento é do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB).
A audiência terá como objetivo analisar também a repercussão do corte para o funcionamento das instituições e os eventuais prejuízos à oferta de cursos superiores e tecnológicos públicos em Minas Gerais e no Brasil. No próximo dia 30, estão marcadas em todo o País manifestações em protesto contra a decisão do governo federal, cujos impactos já estão sendo sentidos por algumas instituições.
Os cortes na área da educação têm sido debatidos pelas comissões da Assembleia. No dia 7 de maio, uma audiência abordou a situação da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) e da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Na ocasião, os participantes denunciaram a precarização do ensino superior no Estado.
Na mesma data, o anúncio de cortes de recursos nos orçamentos das universidades federais brasileiras e em pesquisas científicas realizadas no Estado motivou o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, Pesquisa e Tecnologia, da Assembleia.