O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais realizou nesta sexta-feira (27), o simulado de evacuação na UPA Doutor Juvenal Paiva em Sete Lagoas. A companhia do CBMMG fez uma avaliação dos locais que poderiam passar pelo simulado, e como a UPA ainda não contava com uma brigada de incêndio formada, foi realizada inicialmente uma instrução teórica com todos os 56 funcionários ,que estiveram presentes e participaram do treinamento.
Os funcionários foram orientados a respeito da importância da prevenção e cultura de autoproteção, além dos benefícios de se ter uma brigada formada, bem treinada e atuante em exercícios simulados, possibiltando que em caso de ocorrência, todos os membros saibam se portar da melhor forma possível, tendo cada um, uma função específica, atuando de forma bem coordenada e evitando assim perdas de vidas, além de minimizar possíveis danos. O simulado foi um sucesso, além de ter sido realizado de forma que não prejudicasse o atendimento aos pacientes reais.
Participaram do exercício representantes da Polícia Militar de Minas Gerais e Guarda Municipal de Sete Lagoas. O simulado possibilitou aos militares, funcionários, e pacientes da UPA uma noção do que pode acontecer em uma situação de incêndio, e assim conseguir agir de forma correta na evacuação.
Uma viatura de combate a incêndio foi acionada, considerando todo o tempo de atendimento (ligação via 193, triagem, a postos e deslocamento), demorando 7 minutos para chegar ao local. Ao término do simulado foi realizado um feedback com os funcionários explicando os pontos positivos e negativos na atuação, visando uma melhora no desempenho em um próximo exercício desta natureza.
O 2º Tenente do CBMMG Otacílio Coutinho, responsável pelo simulado, destacou a grande participação dos funcionários da UPA no simulado, e da grande atuação de forma organizada das instituições envolvidas.
Por CBMMG