Comissão de Segurança Pública reúne com entidades para intermediar ação “Sentindo na Pele”

A Comissão de Segurança Pública, presidida pelo vereador Sargento Mello Casal (PTB), intermediou uma reunião, na quinta-feira, 04, com representantes dos segmentos envolvidos no transporte e trânsito que elaboram políticas públicas sobre as relações no trânsito afim de buscar a construção conjunta de uma ação contínua de educação para o trânsito voltada tanto para motorista e cobradores, quanto para idosos, pessoas com deficiência e ciclistas. Ficou a cargo da Comissão Municipal de Segurança e Educação para o Trânsito (Comset) a elaboração de um projeto a ser apresentado em agosto.

De acordo com o vereador, a ideia surgiu durante o trâmite da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Ônibus. “Recebemos algumas reclamações, que podem ser corriqueiras, naturais, e de imediato resolvemos fazer a intermediação entre as pessoas que cuidam do trânsito na nossa cidade, para verificar o que podemos trazer de melhoria na parte de educação”, observando também que estarão presentes as Comissões de Defesa dos Direitos dos Idosos e da Pessoa com Deficiência contribuindo na elaboração das ações.

Para a presidente da Comset   Ana Beatriz Chaves, o primeiro passo é levantar dados qualitativos e quantitativos sobre as relações interpessoais tanto no transporte coletivo quanto no trânsito. “A expectativa é muito positiva com essa aproximação entre esta Casa Legislativa e a Comset, para que tratemos de forma conjunta essas situações e  para uma mobilização e conscientização para um trânsito mais seguro”, declarou.

A representante da Secretaria de Trânsito e Transporte (Settra), Renata Furtado, observou que será uma oportunidade para esclarecer e divulgar informações sobre a ciclorrota em Juiz de Fora, sendo um modelo diferente de uma ciclovia. “Na ciclovia há uma pista segregada e exclusiva para o ciclista, já na ciclorrota os veículos compartilham o espaço”, explicou Renata. Além disso, levantou a questão da demanda crescente por mais guardas de trânsito na cidade, que possui um efetivo de 70 guardas, para 290 mil veículos.

O presidente do Sindicato dos Rodoviários (Sintro), Vagner Corrêa, disse que a atualização e educação no trânsito são positivas para orientar os profissionais, motoristas e cobradores, e oferecer um serviço cada vez melhor para a comunidade. “Vemos com bons olhos a campanha que ira orientar nós trabalhadores e também a população sobre seus direitos e deveres de cada um no trânsito”, finalizou.

Estiveram presentes também na reunião os assessores dos vereadores Marlon Siqueira (MDB), João Coteca (PR) e Kennedy Ribeiro (MDB), Anna Ede, da OAB, Cláudia Ferreira, do Consórcio Via JF, Francisco Nunes, da Secretaria de Educação, e o diretor Sindicato dos Rodoviários (SINTRO) André Krolman.

 

Fonte: CMJF

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar