Câncer de mama é o mais comum entre as mulheres

Uma em cada 10 mulheres terão câncer de mama, mesmo sem história familiar deste câncer. Aproximadamente 15.000 mulheres morrem anualmente no Brasil por esse motivo. Entretanto, quando descoberto a tempo, as chances de cura são próximas de 95%. O jornal Tribuna do Leste entrevistou o Mastologista Jorge Chequer, renomado médico da região, que esclareceu sobre a doença.

Tribuna do Leste – Quais os fatores de risco para o surgimento do câncer de mama?

Jorge Chequer – Sedentarismo, obesidade, bebida alcoólica, primeira menstruação antes dos 12 anos e menopausa após os 55 anos, ausência de filhos ou gravidez após os 30 anos, não amamentar, uso prolongado de reposição hormonal, história familiar de câncer de mama, história familiar de câncer do ovário e, o mais importante, ser mulher.

TL – Como as pessoas devem agir para reduzir o risco de câncer de mama?

Jorge Chequer – Elas devem praticar atividades físicas regulares (3 a 4 vezes por semana), ter uma alimentação saudável, manter o peso controlado, evitar bebidas alcoólicas em excesso, amamentar, evitar tomar hormônios por mais de 5 anos. Essas medidas são chamadas de prevenção primária e reduzem em 30% o risco do surgimento do câncer de mama.

Já a prevenção secundária tem como objetivo descobrir o câncer na fase inicial, quando as chances de cura são maiores. Ela é feita através do exame médico das mamas e do auto-exame a partir dos 25 anos e da mamografia a partir dos 40 anos.
Quando a mulher tem o histórico familiar de câncer de mama, podemos realizar mamografia e, às vezes, outros exames como ultrassonografia e ressonância magnética antes de 40 anos.

TL – Dr. Jorge, como é o tratamento do câncer de mama?

Jorge Chequer – O tratamento consiste em cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapia alvo, a depender do estádio em que o câncer foi descoberto e o tipo de câncer, pois existem diferente tipos de câncer da mama.

Quanto mais precoce o câncer mama for descoberto, maiores as chances de cura. Por isso a realização anual da mamografia a partir dos 40 anos é tão importante.

Atualmente, inúmeros avanços vêm sendo feitos no tratamento do câncer de mama, individualizando as pacientes com tipos de tumores diferentes, mas a prevenção ainda é o melhor recurso. O INCA – Instituto Nacional do Câncer e o Ministério da Saúde estão desenvolvendo a campanha Outubro Rosa 2019, divulgando por meio cartazes, folders, banners e cards para impressão e utilização nas redes sociais. O slogan da campanha desse ano é “Cada corpo tem uma história. O cuidado com as mamas faz parte dela”.

Klayrton de Souza

Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar