Cadastramento em creches para 2020 já começou

Teve início nesta segunda-feira, 21, o período de cadastramento para creches públicas ou conveniadas à Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).  Sendo assim, as famílias que buscam vagas para seus filhos já podem efetuar o cadastramento de crianças de zero a três anos e 11 meses de idade.O procedimento não é garantia de vaga. As creches oferecem atendimento em tempo integral de, no mínimo, sete horas diárias. Atualmente, a rede municipal atende mais de 4.650 crianças.

O cadastro deverá ser feito no Centro de Formação do Professor, na Secretaria de Educação (SE) e nas unidades do Espaço Cidadão JF (Sul, Norte, Oeste e Nordeste), de acordo com o horário de funcionamento. Conforme a PJF, o prazo para inscrições vai até 1° de novembro, com exceção do dia 28 de outubro (Dia do Servidor Público).

Ainda conforme as informações do Executivo, o cadastramento inclui as 46 creches públicas e conveniadas. No caso das crianças já inscritas, mas que não tenham sido contempladas com a vaga até 11 de outubro de 2019, os responsáveis deverão realizar novo cadastramento para 2020.

Para realização do processo serão exigidas as versões original e cópia dos seguintes documentos: comprovante de residência (luz ou telefone); documento de identidade do responsável pela criança e de todos os adultos da casa; certidão de nascimento de todas as crianças e adolescentes residentes na casa (de zero a 17 anos); comprovante de renda de todos os maiores de 18 anos da casa; laudo médico para as crianças com deficiência ou neoplasia, e, caso a família tenha algum dependente por doença, deve-se incluir no laudo o nome do cuidador dessa pessoa. A PJF reforça que é obrigatória a apresentação de carteira de trabalho, inclusive dos autônomos.

Além destes, deverão ser apresentados também os documentos originais da guarda formal da criança, caso não seja o pai ou a mãe a fazer o cadastro; o comprovante de matrícula na creche, caso a criança já tenha irmãofrequentando a mesma unidade; o Número de Inscrição Social (NIS) da criança; declaração escolar da mãe adolescente matriculada em escola pública (se for o caso); encaminhamento ou outro documento comprobatório, caso a família esteja passando por alguma situação de vulnerabilidade social e esteja acompanhada pela Vara da Infância, Conselho Tutelar, centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas e Cras) e casas de Acolhimento ou da Mulher, entre outros órgãos.

As crianças que já estão matriculadas nas creches terão vaga garantida automaticamente para o próximo ano. Para isso, os responsáveis legais deverão comparecer à creche e renovar a matrícula.

A PJF ressalta que a classificação seguirá critérios de vulnerabilidade social. Dúvidas podem ser esclarecidas na SE, pelos telefones 3690-7721 e 3690-7995.

Confira os endereços dos Espaços Cidadão onde o cadastro pode ser feito:

– Centro de Formação do Professor, na SE: Avenida Getúlio Vargas,200 – Centro

– Sul: Rua Porto das Flores, 270 – Bairro Santa Luzia

– Oeste: Rua Orestes Fabiano Alves, 65 – São Pedro

– Norte: Rua Inês Garcia, 357 – Benfica

– Nordeste: Rua Santa Terezinha, 172 – Santa Terezinha

 

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar