Após quase 10 anos de espera, as casas do Residencial Vermelho II serão entregues. Ao todo, 563 residências estarão à disposição dos moradores contemplados. A entrega das chaves acontecerá nesta sexta-feira, a partir das 13h30 no local.
A equipe de jornalismo da Rádio Muriaé foi conferir de perto como está o espaço. Nos últimos dias segue ocorrendo um mutirão de limpeza. Profissionais de uma empresa terceirizada pela prefeitura realiza a poda de árvores das ruas. Uma equipe do Demsur também encontra-se no residencial realizando os últimos reparos.
Quem também está atuando no bairro é uma empresa fornecedora de internet, realizando os reparos nas instalações para atender os moradores.
Nos últimos meses todos os imóveis passaram por reformas, devido a precariedade ocorrida por ter ficado durante todos esses anos fechadas.
De acordo com a Prefeitura, em respeito ao luto de sete dias pela morte do prefeito José Braz, não haverá festividades durante a entrega das chaves. A previsão é que apenas seja entoado o Hino Nacional Brasileiro e mesas serão espalhadas para atender os contemplados.
Estado da escola e creche municipal
A Escola Municipal Onéia Lopes Gouvêa, construída para atender os alunos do 1º ao 5º ano que residirão no local e entorno, já está pronta, porém, sofre pelo fato de ter ficado fechada durante tanto tempo. Parte da mobília já está no espaço.
A Secretaria Municipal de Educação informou que está em fase final da realização de levantamento do número de alunos que estudarão na escola e que ainda não há previsão para o início das aulas, mas que provavelmente a escola entre em funcionamento no segundo semestre.
A Creche Jésus Francisco de Araújo não ficou pronta em tempo hábil. Segundo a pasta, a construção que iniciou na gestão passada, foi uma parceria entre Muriaé com o Governo Federal. A informação é que o município entrou com a parte financeira acordada, mas até o momento, não houve liberação da verba do Governo Federal.
Para atender as crianças de seis meses a 5 anos a prefeitura estuda alugar um espaço para que uma estrutura seja improvisada até a conclusão da creche.
Transporte público
Segundo o presidente da Comissão de Moradores das Famílias do Residencial Vermelho II, Rudson Carlos, ainda não foi repassado informações sobre como funcionará o transporte público para moradores. A empresa Coletivos União informou que não tem concessão para atender a localidade.
Na última quarta-feira foi realizada uma reunião entre representantes das secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social para definir todas as pendências antes da entrega das chaves.
“Os moradores estão felizes e muito ansiosos para receberem as chaves. Muitos já querem se mudar ainda na sexta-feira, mas o que nos preocupa são as pendencias que precisam ser resolvidas como o transporte público, o posto de saúde e a concretização da escola e creche”, disse Rudson.
As informações são da Rádio Muriaé, associada AMIRT.
Foto: Reprodução/Prefeitura de Muriaé