Agricultura familiar em Espera Feliz vira referência na cafeicultura

Pequenos produtores da cidade vem se destacando com premiações

O município de Espera Feliz, na Zona da Mata, conhecido por uma forte região cafeeira, vem se destacando e chamando atenção pelo café produzido. A agricultura familiar que é predominante no município, vem recebendo prêmios e se tornando referência pela qualidade do produto.

Um exemplo que pode atestar o destaque que o município vem alcançando na área pode ser observado com o Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), no qual o café da cidade foi vencedor por três anos consecutivos.

O extensionista da Emater-MG Antônio Fernando Teixeira explicou como foi realizada essa mudança na mentalidade dos produtores em relação ao café. “Os produtores começaram a se preocupar com a qualidade do café há pouco mais de dez anos. Naquela época, a Emater iniciou um trabalho de conscientização e de melhoria do processo de produção com umas cinco famílias do município”.

No momento, o município conta com pouco mais de cem produtores. Além disso, cerca de 80% das propriedades rurais tem menos de 20 hectares, então a maioria dos produtores usa a família como mão de obra na lavoura.

Pesquisar