O projeto, que deve iniciar em 2024, trará toda a história da gastronomia mineira
O “Museu da Cozinha Mineira”, projeto que valoriza a comida do Estado como patrimônio cultural, foi anunciado na tarde desta sexta-feira (25) pela Prefeitura de Santa Luzia, juntamente com o Governo de Minas. O museu ficará instalado na fazenda boa esperança, que já foi palco de shows, festas exposições agropecuárias e solenidades. O espaço fica localizado em Santa Luiza, região Metropolitana de Belo Horizonte.
O local, que foi cedido pela prefeitura da cidade, será revitalizado. Além disso, o Instituto Periférico, contratado por chamamento público, ficará encarregada pelo novo equipamento cultural.
O museu vai ser composto por um acervo relacionado a gastronomia mineira, além de equipamentos tecnológicos, que vão propor interatividade aos visitantes. A expectativa é de um lugar que mostre à todos a culinária mineira e tudo que ela representa.
A previsão para restruturação do prédio é de nove meses, após ter os projetos da primeira etapa da restauração aprovados. Segundo a Prefeitura de Santa Luzia, o processo de restauro já começou e inclui uma equipe de arquitetura especializada.
Foto: Divulgação/Iepha-MG