Exposição ‘Nise – A revolução pelo afeto’ está à mostra no Grande Hotel Muriahé

Está à mostra, no Grande hotel Muriahé, a exposição da médica psiquiatra, Nise da Silveira – A revolução pelo afeto. A apresentação que é composta de painéis, quadros, declarações, cartas e citações de uma das maiores psiquiatras do Brasil.

Nise da Silveira foi a única mulher, em uma turma com mais de 150 homens, capaz de revolucionar os métodos de tratamentos psiquiátricos. Ela ficou conhecida mundialmente pela ideia pioneira de usar o afeto como metodologia científica no tratamento às pessoas com sofrimentos psíquicos.

O secretário de Saúde de Muriaé, Marcos Guarino, explicou o propósito de trazer a exposição para a cidade. “A saúde mental do município de Muriaé foi amplamente revolucionada com as mudanças de postura, mudanças de atitude criadas pela doutora Nise. Colocamos em prática todo este comportamento nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Conseguimos trazer a mostra para Muriaé para que todos os estudiosos e pesquisadores das questões mentais possam conhecer esta revolução pelo afeto. Gostaríamos que todos visitassem”, enfatizou o secretário de Saúde e vice-prefeito, Marcos Guarino.

Para a diretora da Fundarte, Gilca Napier, é enorme a qualidade de informações que as peças trazem. “As peças, cartas, documentos, fotografias e pinturas nos mostram o quanto à ciência evoluiu com os trabalhos da doutora Nise da Silveira. Uma pesquisadora importante que revolucionou a psiquiatria no Brasil e no mundo. É uma colaboração com a nossa arte e cultura”, disse.

A exposição ficará a mostra até o dia 10 de julho. Os horários de visitação são de 8h às 17h de segunda à sexta-feira.  Aos sábados, de 8h ao meio dia.

As informações são da Rádio Muriaé, associada AMIRT.

Foto: Rádio Muriaé

Pesquisar