MG registrou cerca de 3 mil casos de violência contra idosos nos oito primeiros meses do ano

Minas Gerais é o segundo estado com mais denúncias desse tipo

Dados divulgados pela Polícia Civil (PC), apontam que no atual ano já foram registrados 2.911 casos de violência contra idosos em Minas Gerais. O estado mineiro é o segundo com mais registros no país, perdendo apenas para São Paulo. Rio de Janeiro fecha o pódio em terceiro estado com mais casos de denúncias deste tipo de violência.

Ainda segundo as informações obtidas através da PC, dez idosos sofrem algum tipo de violência por dia em Minas. Nas ocorrências deste tipo se enquadram, maus-tratos, lesão corporal, apropriação indébita e abandono.

Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), do ano de 2018 para 2019 ocorreram aumentos no número de ocorrências de agressões e negligência, que subiram respectivamente, 26% e 40%.

Apesar do número alto, em comparação com os resultado obtidos nos últimos dois anos, pode ser observada uma redução no número de denúncias. Em 2018, os casos notificados foram 3.231 e em 2019, foram 3.248.

Podem ser consideradas violência contra idosos, casos de violência física, violência institucional, violência patrimonial, violência sexual, abuso psicológico, abuso financeiro, abandono, discriminação e negligência.

As denúncias desses casos podem ser feitas em qualquer delegacia da Polícia Civil, postos da Polícia Militar ou em delegacias especializadas em Atendimento à Pessoa com Deficiência e Idosos.

Pesquisar