Cooperativas e associações vêm realizando esse trabalho na cidade que se tornou algo lucrativo para a população
Materiais que são descartados no lixo e que para muitos já não tem mais utilidade, acabam se tornando uma forma alternativa de renda na cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro.
No momento, pelo menos 550 toneladas de lixo são recolhidas por dia em no município e apenas uma parcela desse material, que corresponde a 2% é reciclável. A coleta realizada pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) colabora para o sustento de famílias ligadas a associações ou cooperativas que fazem um trabalho de reciclagem e reutilização do material coletado.
Segundo o Dmae, atualmente são recolhidas mensalmente cerca de 200 toneladas, porém com a implementação do serviço em 16 novos bairros, a expectativa é que o número suba para 240 toneladas.
Os itens recolhidos são enviados para as organizações conveniadas a Prefeitura, que recebem os materiais, fazem um trabalho de separação e a partir daí, reciclam e vendem os produtos. Com isso, famílias que trabalham nesses locais são beneficiadas e tem uma nova forma de conseguir dinheiro.