Audiência debate mudanças da Aneel que prejudicam a geração de energia limpa

Com objetivo de debater a resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que pretende rever as regras de geração distribuída, diminuindo os benefícios para os consumidores que usam energia solar, a Comissão de Infraestrutura do Senado Federal, realizará nesta quinta-feira (31), às 9h, uma audiência pública com a participação de especialistas no tema.

A iniciativa do debate é do senador Carlos Viana (PSD-MG). Além do aumento da taxação sobre a distribuição de energias renováveis, a Comissão vai discutir políticas públicas para geração e distribuição destas energias no Brasil.

Confirmaram presença representantes da ANEEL, do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) do Estado de Minas Gerais, da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE) e do Ministério de Minas e Energia (MME).

“A energia solar tem tudo para decolar no Brasil com a instalação de grandes usinas geradoras, mas esse processo está mais complicado do que parecia. Problemas com a alta carga tributária, a falta de interesse e incentivo do governo, dificuldades de integração da geração com a distribuição e altos custos por causa da importação de componentes são alguns pontos que retardam o crescimento deste setor”, ressalta Carlos Viana.

 

Audiência Pública para debater energia solar
Quando: 31 de outubro, quinta-feira
Local: Comissão de Infraestrutura do Senado Federal, plenário 13
Horário: 9h

Pesquisar