Os serviços de streaming seriam os responsáveis pela substituição das TVs por assinatura
Uma pesquisa divulgada pela Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel), no mês de julho, deste ano, revelou que 16, 5 milhões de residências no Brasil contam com TV’s por assinatura. No ano anterior, nesse mesmo período, era possível contabilizar 1,3 milhão de assinaturas a mais de pacotes de TV, o que evidencia uma queda de 7,43% na contratação de planos.
Fatores como novos hábitos de consumo, predominância do uso de smartphones e o uso de serviços de streaming estão entre os pontos que mais colaboraram para essa acentuada queda para as operadoras de TV por assinatura.
A queda no número de assinantes de pacotes de TV por assinatura vem sendo sequencial, desde 2017 todas os levantamentos vêm apontando que a cada ano que se passa o número só diminui.
No Brasil, 49% dos clientes utilizam serviços por assinatura da Claro Net. Em segundo lugar temos a Sky com 30% das assinaturas, seguida pela Oi com 9,5% e pela Vivo com 8.6%. Das quatro empresas que lideram o setor, a Claro foi a que obteve o maior número de rompimento de contratos. A única que obteve um saldo positivo em assinaturas foi a Oi, com 0,41%
( com supervisão de Patrícia Marques)