O então presidente Luiz Henrique Yagelovic deu lugar ao jornalista Gustavo Mendicino de Oliveira
Na última sexta-feira (4), a presidência da Empresa Mineira de Comunicação (EMC) foi alterada. Luiz Henrique Yagelovic foi exonerado do cargo e substituído por Gustavo Mendicino de Oliveira. A troca não foi anunciada pelo governador Romeu Zema, responsável por nomear as lideranças da instituição. A EMC foi idealizada no governo Pimentel (PT), através da Lei 22.294/2016, e tem como objetivo principal agrupar os principais veículos a serviço da comunicação pública no estado: a Rádio Inconfidência e a Fundação Rede Minas.
Atualmente, as duas empresas são presididas por um conselho administrativo de cinco membros: Diretoria Executiva, composta por um presidente e três diretores, e conselho fiscal, composto por três membros efetivos e três suplentes, todos designados pelo governador do Estado.
Como jornalista, Gustavo Mendicino de Oliveira tem uma trajetória que sempre esteve alinhada às questões culturais no Estado. Foi coordenador da Comunicação da Associação Pró Arte e Cultura (APPA), assessor-chefe de Comunicação da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (SECULT), diretor do Conjunto Moderno da Pampulha Patrimônio Cultural da Humanidade da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Antes de ocupar estes cargos públicos, Gustavo foi colunista e repórter especial dos cadernos de Cultura e Turismo do Jornal Hoje em Dia por seis anos.
Foto: Divulgação.