Encontro Regional da Amirt é destaque no Campo das Vertentes

A 18º edição reuniu radiodifusores, comunicadores, especialistas e representantes do Governo do Estado

Palestras, workshops, exposições e muitas trocas de experiências, assim foi o 18º encontro regional da Associação Mineira de Rádio e Televisão – AMIRT, que aconteceu no último sábado (29), na Universidade Federal de São João del Rei (UFSJU). Foi a primeira vez que a entidade se reuniu no  Campo das Vertentes para relembrar trajetórias e planejar o futuro do meio na região e em toda Minas Gerais.

A programação esteve voltada à capacitação dos profissionais de comunicação, com apresentação de dados sobre o consumo de rádio no estado, compartilhamento de técnicas de comercialização para otimização de resultados e fomento do carisma, característica marcante e intrínseca do rádio. Inovação também fez parte do evento, com exposição de novas tendências, tanto comportamentais, quanto técnicas e de equipamentos.

Representando o Governador Romeu Zema, o Secretário de Comunicação do Estado de Minas Gerais, Bernardo Santos, esteve presente e falou sobre os desafios de dirigir a pasta. A Superintendente de Publicidade, Lucélia Takako Marioka e o Coordenador de Mídia da Secretaria de Comunicação, Thiago Macedo, também participaram compartilhando informações importantes com os radiodifusores e reforçando o interesse em uma construção conjunta e democrática.

Ícones do rádio foram homenageados

O evento também dedicou espaço aos ícones do rádio da região do Campo das Vertentes: Eli Patrício, Geraldo José e Sérgio Ângelo. Eles foram homenageados como potências do meio e ganharam uma placa de reconhecimento.

Geraldo, Eli e Sérgio, locutores homenageados. Foto: Caroliny Rocha.

Eli é a personalidade mais antiga do rádio em São João del Rei, com  54 anos dedicados ao meio. Ele chegou na cidade em 1963 para trabalhar na Rádio São João como office boy. Mas logo se tornou técnico de som e daí nunca mais quis saber de outra profissão que não fosse ligada ao meio. Se tornou locutor, apresentou programas musicais e se aposentou em 2017 como Diretor Musical.

Geraldo José dos Santos ou Geraldinho entrou na rádio como office boy, em 1968 e foi migrando de funções até se tornar apresentador, conquistando o prestígio de conduzir um dos programas mais famosos da rádio São João: o Jornal das dez. Também se dedicou a outras profissões, como investigador da Polícia Civil e vereador, mas nunca deixou de lado seu amor pelo rádio.

Já Sérgio Ângelo participou da construção e implantação da Rádio Emboabas AM, em 1977 como engenheiro e permanece até hoje, 45 anos depois. Foi ele quem deu o primeiro prefixo da emissora e ao longo dos anos exerceu várias atividades como Operador Técnico, Locutor, Apresentador de programa de auditório, Âncora, repórter de campo, repórter policial e narrador de futebol, função que ainda desempenha com vigor. Ele relembra como foi tomado por uma paixão pelo rádio quando ainda estudava Engenharia.

O conteúdo completo está disponível no YouTube.

 

Foto: Caroliny Rocha.

Pesquisar