Estão abertas inscrições para quem quiser acompanhar a auditoria que verifica o funcionamento das urnas eletrônicas
No 2º turno das Eleições 2022, no dia 30 de outubro, serão realizadas novamente duas auditorias da votação eletrônica: o teste de integridade das urnas e o teste de autenticidade dos sistemas. Cidadãs e cidadãos interessados poderão acompanhar de perto o teste de integridade.
Para isso, eles devem se inscrever na visita guiada organizada pelo TRE-MG.
A visita acontecerá no ambiente montado no CREA, em Belo Horizonte. São três opções de horário: 7h às 9h, 11h às 13h e 15h às 17h. As pessoas que se inscreverem serão acompanhadas por servidoras do TRE-MG que darão todas as informações sobre o teste de integridade e responderão dúvidas dos participantes da visita.
Sobre o teste de integridade
No teste de integridade, 33 seções eleitorais de Minas Gerais serão indicadas por entidades fiscalizadoras ou sorteadas. As urnas eletrônicas dessas seções serão retiradas de seus locais de origem (já lacradas, constando os dados de candidatos e dos eleitores da seção) e transportadas, de carro ou avião, para Belo Horizonte, onde ficarão sob a vigilância da Polícia Militar. Elas serão substituídas na seção eleitoral por outras urnas eletrônicas de reserva, já existentes nas zonas eleitorais.
Cédulas de papel serão preenchidas (considerando os candidatos reais da eleição) e colocadas em urnas de lona no decorrer da tarde de sábado (29). Logo após, essas urnas serão lacradas. No dia da eleição (30), os votos de cada urna de lona serão replicados nas respectivas urnas eletrônicas. A digitação desses votos será feita por servidores do TRE e de outros órgãos públicos. Ao final do dia, será feita a apuração dos votos de papel e o resultado vai ser comparado com o que está no boletim da urna eletrônica associada a cada urna de lona.
Essa auditoria, portanto, simula uma votação oficial. O objetivo é mostrar que não há alteração ou desvio de votos registrados na urna eletrônica, e que todos os votos digitados são computados no resultado da seção eleitoral.
Matéria do: TRE-MG
Foto: Divulgação/ Gleisson Correia